terça-feira, 4 de janeiro de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO SANTA IZABEL DO PARÁ!

Vamos parabenizar Santa Izabel do Pará pelos seus 78 anos de emancipação política administrativa,é praticamente a mesma idade de Castanhal. Convido você a entrar no www.castanhal.pa .gov,procure a história de Vila à município. Um dos trechos diz: Mediante de todas as tentativas de imigrantes espanhóis,americanos que mesmo com assistência técnica e material fornecido pelo governo,não se adaptaram as condições climáticas da região e com isso, voltaram ao seu país. Castanhal continuava dando a prova que teria condições de progredir com o esforço de sua própria gente,constituída sem dúvida de sua maioria,por aqueles que mesmo abatidos pelo sofrimento de uma terrível seca,se sujeitaram ás condições lhe impostas,aceitaram o grande desafio e tudo deu certo,quando nessa promissora terra chegaram e confirmaram o título de VERDADEIROS HERÓIS; referimo-nos aos IMIGRANTES NORDESTINOS, OS AUTÊNTICOS RESPONSÁVEIS POR TUDO QUE  CASTANHAL HOJE REPRESENTA.
Pesquisei livros sobre a história de Santa Izabel do Pará,veja como os pesquisadores,"um desses pesquisadores já foi prefeito de Santa Izabel" falam dos imigrantes nordestinos;" As providências foram tomadas sem outras alternativas,pois os flagelados(MISÉRAVEIS)da seca não poderiam permanecer por mais tempo no forte do castelo às expensas do povo,através de movimentos filantrópicos. Outra históriadora que é descendente de cearense escreveu em seu livro; Os cabeças chatas flagelados que fugiram da seca.
De modo geral,todos que habitam esse grande munícipio devem ter orgulho de nossa origem,especialmente aos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.
No dia 07 de janeiro,deveriamos homenagear os verdadeiros fundadores do Município de Santa Izabel do Pará; CAPITÃO VALENTIM JOSÉ FERREIRA e sua companheira IZABEL que deu origem ao nome Santa Izabel do Pará.
         SANTA IZABEL DO PARÁ-POVOADO:
IZABEL trazida da zona do meretrício de Belém,como companheira do Capitão Valentim José Ferreira,revelou-se uma verdadeira irmã de caridade, com todo carinho e didicação empregou seus conhecimentos de enfermagem no tratamento dos trabalhadores atacados de diversas doenças próprias da zona insalubre. Sua enfermagem baseava-se em "meizinhas",tratamentos com ervas,raízes tudo própria da zona que habitavam. Não tardou que a mesma fosse admirada pelos colonos,e,principalmente Valentim que passou a chamá-la de "Santa".
Izabel foi a primeira mulher a residir na nova colônia. Izabel acompanhando seu companheiro transferiu-se da sede da colônia(Benevides)para residir na entrada da tavessa do aratanha,6ª travessa ou Boca da Sexta como era conhecida.Izabel sempre dedicando-se ao trabalho dos tratamentos dos colonos fazia isso com grande prazer e em bem servir seus irmãos sofredores.
Concluo relatando que devemos ter orgulho de nossa origem e não maquiar. Sigamos o exemplo de Castanhal e poderemos ser reconhecidos e valorizados.
VIVA VALENTIM E IZABEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário