Emater promove capacitação para mulheres na Vila de Americano
Data: | 08/07/2011 às 08:00 |
Local: | Centro Comunitário da Vila de Americano |
Endereço: | Vila de Americano, s/n |
Contatos: | Marcelo Costa - 8154.4460 |
Dentro da programação do 18º Festival da Farinha de Tapioca, que será realizado na Vila de Americano, município de Santa Izabel do Pará (Região Metropolitana de Belém), haverá nos dias 8 e 09 (sexta-feira e sábado) um curso de capacitação para cerca de 20 mulheres pertencentes à Associação Comunitária do município. Elas serão capacitadas para a fabricação de iguarias que tenham como ingrediente principal a farinha de tapioca.
Nos dois dias de curso, ministrado por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), via escritório local em Santa Izabel do Pará, as participantes aprenderão a preparar os alimentos com receitas que utilizem a farinha de tapioca, como bolo, cuscuz, pavê, pudim, pizza, torta de cupuaçu com tapioca e torta salgada.
Segundo Marcelo Costa, funcionário da Emater que coordena as atividades, o objetivo é repassar às alunas técnicas de preparo manual de alimentos. “Neste curso temos como foco principal a higiene alimentar, mas não vamos deixar de lado as questões voltadas para à comercialização dos produtos elaborados, aprendendo a calcular o material gasto e o preço de venda. Sabemos que a atividade poderá gerar renda para essas mulheres”, afirmou. Ele informa que as iguarias produzidas no curso integrarão o cardápio da festa de abertura do festival.
Festival - A 18ª edição do tradicional Festival Cultural da Farinha de Tapioca acontecerá na Praça Central da Vila de Americano, de 09 a 17 de julho, sempre a partir das 18h. O objetivo principal é incentivar a produção e comercialização de produtos feitos a partir da mandioca.
O festival é realizado pela Associação Comunitária de Americano, em parceria com a Cooperativa de Produtores de Farinha de Tapioca da Vila de Americano (Coopfarta) e a Associação de Produtores da Agricultura Familiar “21 de Abril”. Ainda segundo Marcelo Costa, representantes dos municípios de Castanhal e Santa Izabel do Pará contribuem para a realização da festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário